A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, 18, o requerimento do deputado e presidente do colegiado, Fausto Pinato (PP-SP), para que seja realizada audiência pública para discutir a proposta de liberação do plantio da Cannabis (nome científico da maconha) com fins medicinais.

“A ideia é ter uma discussão mais aprofundada sobre o tema e trazer o protagonismo para essa Comissão. É um assunto que tem sido debatido em vários órgãos e que precisamos ter propriedade para discuti-lo. Uma vez comprovado o valor medicinal do uso da Cannabis, como será o seu plantio e regulamentação? É um assunto que não podemos nos furtar ao debate”.

Defendeu Pinato, cuja opinião foi compartilhada pelo deputado e vice-presidente da Comissão, Luiz Nishimori (PL-PR). “Parabenizo o deputado pela inciativa, é um tema que mais cedo ou mais tarde precisaremos discutir”, afirmou. “Existem diversas doenças que podem sem tratadas com mais eficiência, precisamos entender como isso funciona, parabenizo o deputado pela iniciativa do debate”, complementou o deputado Vinicius Poit (NOVO-SP).

O deputado Frei Anastacio (PT-PB), defendeu a ideia e frisou que o debate a respeito do potencial medicinal da Cannabis não deve ser tratado pelo viés religioso. “É um tema que está posto na sociedade e precisa ser debatido com seriedade por essa Casa”, afirmou. A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) sugeriu que a audiência contasse com a participação de um representante da Polícia Federal. Proposta que foi acatada pelo autor do requerimento, Pinato também concordou em convidar para participar da audiência pública membros da Embrapa e representantes dos órgãos de Saúde. A data do debate ainda será definida.

Deixe um comentário

avatar
Fechar Menu