O presidente da Frente Parlamentar Brasil-China do Congresso Nacional, deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), entregou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma lista de sites que estariam de forma articulada divulgando ataques aos poderes constituídos e espalhando fake news contra as vacinas e às ações de combate à pandemia da Covid-19.
A petição foi protocolada nesta quarta-feira (6) e juntada ao Inquérito das Fake News, sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
CLIQUE E ACESSE A PETIÇÃO: https://www.conjur.com.br/dl/stf-pinato.pdf
No documento, Fausto Pinato afirma que recebeu informações de sites de extrema direita que fazem críticas às ações do Governo Federal e pelos estados de combate à pandemia e que defendem a reabertura do comércio e a utilização de medicamentos sem comprovação científica de sua eficácia, principalmente a cloroquina e ivermectina, para o tratamento precoce.
Estes sites também fazem críticas aos poderes constituídos, principalmente contra o STF e seus ministros, e propagam dúvidas sobre a eficácia das vacinas produzidas pela China e entregues ao Brasil.
“É nítido que estes sites possuem um claro perfil negacionista em relação à ciência, divulgando massivamente, de forma orquestrada e planejada, informações inverídicas quanto ao combate à pandemia”, afirma o parlamentar.