Um dos objetivos da iniciativa foi garantir que o Brasil não enfrente escassez de fertilizantes agrícolas; Suresh Reddy e Alexey Labetskiy elogiaram os esforços do deputado em favor da plataforma BRICS como fórum indispensável para intermediar o conflito no leste europeu.

Alexey Labetskiy, embaixador da Rússia, e Fausto Pinato, presidente da Frente Parlamentar dos BRICS, conversam sobre possibilidade de conflito no leste europeu ser resolvido exclusivamente pelos meios diplomáticos e o papel importante do bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul como intermediador dos interesses russos e e também da Ucrânia.

 

DA ASSESSORIA
(Brasília-DF, 10/03/2021) O deputado Fausto Pinato (PP-SP) se reuniu nesta última quarta-feira, 9 de março, com os embaixadores da Índia, Suresh Reddy, e da Rússia, Alexey Labetskiy, com o objetivo de fazer com que o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) ajude na intermediação de um processo de paz no conflito entre Rússia e Ucrânia iniciado no dia 24 de fevereiro, ao mesmo tempo em que pediu para que o Brasil não enfrente escassez de fertilizantes agrícolas.

Os embaixadores Suresh Reddy, da Índia, e Alexey Labetskiy, da Rússia, elogiaram os esforços do parlamentar paulista – presidente da Frente Parlamentar dos BRICS – em favor da plataforma do bloco criado em 2006 pelos cinco países como fórum indispensável para intermediar o conflito no leste europeu, que envolve russos e ucrânianos. Nos encontros, Pinato entregou uma carta a cada um dos embaixadores alertando também para a situação do trigo. Rússia e Ucrânia são responsáveis, juntos, por 35% da oferta desta commodity.

Suresh Reddy, embaixador da Índia, e Fausto Pinato, presidente da Frente Parlamentar dos BRICS, conversam sobre a importância do bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul atuar como intermediador do conflito no leste europeu e evitar que o Brasil enfrente escassez no fornecimento de fertilizantes agrícolas, em sua maioria importados da Rússia e da Bielo-Rússia. No encontro, Pinato também debateu com o embaixador a preocupação de escassez de trigo no mundo, visto que 35% da produção desta commodity é oriunda da região em guerra.

 

“Juntos como nações amigas, nós poderemos atuar por meio dos BRICS para garantir a segurança alimentar de nossos povos e de nossos países parceiros, assim como para pôr fim a este conflito que já se arrasta há 15 dias possa ser resolvido exclusivamente pelos meios diplomáticos”, falou o deputado após o encontro com os embaixadores.

As reuniões serviram, ainda, para que o representante da Frente Parlamentar dos BRICS pudesse debater com os embaixadores temas referentes à agenda de comércio bilateral do Brasil com os países, Rússia e Índia.

 

 

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fechar Menu