Fausto Pinato

Fausto Pinato 2018-07-12T11:37:41+00:00

Fausto Ruy Pinato é natural de Fernandópolis, interior de São Paulo. De família humilde, aprendeu desde muito cedo a viver do próprio trabalho. As lições de humildade e honestidade do pai, a serena visão de respeito da mãe dona de casa, fizeram de Pinato um homem de coração grande, altruísta, firme em suas palavras, mas, sobretudo, honesto em suas ações.

Advogado experiente, foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ainda aos 21 anos. Atuou nesse tempo nas esferas criminal, eleitoral e administrativa. Iniciou sua trajetória política como assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e posteriormente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e mais tarde assumiu cargo de destaque na Secretaria de Gestão Pública do Governo de São Paulo.

Bastou essa experiência, para Pinato galgar sonhos maiores. Em 2014, com a ajuda do povo paulistano, Pinato foi eleito deputado federal. Conquistou posição de destaque dentro da Câmara. Foi emblemático ao ser designado o primeiro relator do processo de cassação do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB).

Em uma das 513 cadeiras do parlamento, Pinato se destaca pela defesa da ética e do fortalecimento da economia, eixo central da cadeia de desenvolvimento econômico e social que requer o país.

Pinato é um ferrenho defensor da abertura de recursos para os municípios, onde conforme ele, recai maior parte das responsabilidades e quase sempre sobra uma conta que não fecha. Hoje, cerca de 60% dos recursos arrecadados são concentrados na União, enquanto os estados ficam com 23% e os municípios, com apenas 17%. Para reverter esse quadro, Pinato defende um novo pacto federativo, capaz de fazer justiça, minimizar a crise e retomar o crescimento das cidades. “A burocracia que paralisa os investimentos do Brasil, é quem atrasa as conquistas dos brasileiros”, argumenta.

​Essa característica contundente de defesa política e coragem surpreendeu grande parte dos decanos do Parlamento. Até os mais experientes viram e vêem em Pinato um político habilidoso, que dialoga e diz tudo o que precisa ser dito, com equilíbrio, sensatez e firmeza.

Foi membro titular e coordenador do bloco comandado pelo PRB na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), segundo vice-presidente do Conselho de Ética e vice-líder do partido na Câmara dos Deputados no ano de 2015.

A rotina de trabalho de Pinato é agitada, como ele só, quase invariavelmente, é o último a deixar a casa e quase sempre mantém uma agenda de compromissos no Estado aos fins de semana.

Pinato gosta de ouvir as pessoas em quem confia, mantém uma relação fraterna com seu grupo de trabalho, mas a decisão final vem sempre de seu olhar sobre a política e a conjuntura. Aliado a isso, carrega outra rara característica, vira a página das desavenças e está sempre pronto para reescrever o futuro. Por essa e outras razões, consegue transitar com facilidade entre os mais diversos seguimentos da sociedade.

No Parlamento, Pinato quer fazer “a grande política”. Para o interior de São Paulo pensa e articula uma política de desenvolvimento que resgate o compromisso com os mais pobres, no campo ou na cidade. Quer também mais autonomia para órgãos de fiscalização e combate à corrupção. Quer mais sustentabilidade e mais progresso coletivo. Quer menos burocracia e mais eficiência de gestão. Parece muito, mas ele nem dimensiona: “Nós podemos muito mais”, arremata.