A relação entre o Brasil e a China se tornou uma das pontes comerciais mais sólidas no circuito mundial. O vínculo se firmou entre as duas nações a partir da imigração de nativos do país asiático em terras brasileiras. E para comemorar esse período histórico, a Frente Parlamentar Brasil-China promove, na próxima quinta-feira (15), uma sessão solene em homenagem ao Dia da Imigração Chinesa no Brasil.

O evento começa a partir das 11h no Plenário Ulysses Guimarães. Além de parlamentares do Congresso Nacional e associações sino-brasileiras, a sessão terá a presença de representantes e autoridades dos dois países.

A lei que instituiu o Dia da Imigração Chinesa no Brasil foi criada por meio de um PL de autoria do Deputado Fausto Pinato (PP/SP). Ela está há um pouco mais de um ano em vigor. Desde o ano passado o Dia da Imigração Chinesa é comemorado no dia 15 de agosto.

“É motivo de orgulho para o nosso mandato ter participado da criação desta lei. Colocamos assim, na história do Brasil, essa data marcante. E, além disso, esse dia mostra qual a importância que a China tem para a nossa cultura e economia”, comemora o deputado Fausto Pinato.

Comercialmente, Brasil e China têm um laço forte e produtivo. Em 2018, o país asiático foi destino de US$ 64,2 bilhões (R$ 263,2 bilhões) em exportações. Foi um aumento de 35% em relação a 2017. Nós fornecemos ao país asiático produtos agrícolas e minerais usados para alimentar os chineses e abastecer as indústrias do país.

Quando começou

Os chineses começaram a chegar ao Brasil em 1950. Muitos fugiam das guerras que estavam ocorrendo na China, à época. Aqui, eles desenvolveram o cultivo do chá em São Paulo e trabalharam na implantação da ferrovia no Rio de Janeiro, capital do país naquele período.

Porém, foi a data de 15 de agosto de 1900 que marcou a história da imigração chinesa em terras brasileiras. Neste dia, um grupo de 107 chineses desembarcou no Rio de Janeiro, indo em seguida para São Paulo, oficializando o início da comunidade sino-brasileira.

Deixe um comentário

avatar
Fechar Menu