Comissão do Senado aprova Projeto de Pinato que institui Dia Nacional da Imigração Chinesa

Aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura do Senado nesta terça-feira, 29, o PLC 42/2018 de autoria do deputado federal Fausto Pinato (PP/SP), segue agora para o Plenário do Senado e em seguida para sanção presidencial. O PL versa sobre a instituição no Brasil do Dia da Imigração Chinesa.
Pela proposta, a data será celebrada anualmente em 15 de agosto, em referência ao dia oficial da chegada dos chineses ao Brasil, em 1900. Um grupo formado por 107 pessoas desembarcou no Rio de Janeiro, vindo de Lisboa, para mais tarde se estabelecer em São Paulo em busca de empregos e oportunidades.
A relatora na Comissão, senadora Marta Suplicy (MDB), recomendou a aprovação da proposta pelo reconhecimento que merece a comunidade chinesa no Brasil. “Basta pararmos para pensar nas influências trazidas pelos imigrantes que teremos um leque enorme de resultados. Graças a todos eles, temos um País de múltiplas cores e sabores, único na sua diversidade. Um povo lindo, com uma cultura riquíssima e de grande valor histórico”, comentou, durante a defesa do Projeto.
Justiça
Presidente na Câmara da Frente Parlamentar Brasil-China, Pinato explicou que a imigração chinesa já ocorria mesmo antes de 1900, mas aquela viagem oficial marcou um momento importante para a comunidade sino-brasileira.
É justo e oportuno que a memória e a história da imigração chinesa seja reconhecida nacionalmente. Primeiro, porque celebra a amizade entre os dois países, segundo por homenagear e reconhecer a contribuição dos chineses ao Brasil ao longo de mais de dois séculos”, disse o Fausto Pinato.