O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20), o reajuste do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias para R$ 1.250,00.
De acordo com a Pasta, os recursos serão transferidos para os Estados e municípios. O objetivo é melhorar o atendimento e os resultados da atenção básica por meio de investimentos na capacitação da categoria.
É fato que para a saúde preventiva do Brasil melhorar é preciso valorizar os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias. O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) atua em defesa da categoria responsável pelo controle de doenças no país e comemorou a conquista.
Pinato é autor do Projeto de Lei 5312/16 que propõe a redução da jornada de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias de 40 horas semanais para 30 horas semanais.
O texto defende que a alteração na jornada não vai prejudicar a eficiência e qualidade dos serviços prestados. “O projeto atende a justo pleito desses profissionais, uma vez que eles desenvolvem suas atribuições muitas vezes sob as intempéries do tempo (sol escaldante, chuva e frio), situação que justifica a alteração”, considerou o parlamentar.